Da infância ao ser: uma educação para a autonomia
Da Infância ao Ser – uma Educação para a Autonomia
Nos últimos tempos, temos observado um grande número de notícias sobre depressão infantil, obesidade infantil, medicação controlada sendo prescrita para crianças em plena formação, a dificuldade de se impor limites, o uso em excesso das telas e/ou jogos eletrônicos. O quadro geral não nos tem agradado e pede uma ação pontual no olho desse furacão: a criança e a educação que estamos oferecendo a ela.
Se nos preocupamos em oferecer um mundo mais gentil, menos colérico, e rico de exemplos e possibilidades saudáveis, podemos então começar de imediato a investir na primeira infância, criando estruturas fortes e flexíveis a mudanças. Mas, por onde começar?
O início é quando você (assim como eu) se incomoda com a realidade de nossas crianças e procura, então, sondar o que é possível ser feito. É fato que tudo, absolutamente tudo, começa dentro de casa.
Precisamos conhecer para valorizar, o universo infantil pode e deve ser o nosso grande investimento a curto, médio e longo prazo. Para isso, contamos com pesquisas, serviços e produtos que estão conectados com a atual demanda: criar sujeitos sociais educados por um método que gere autonomia e responsabilidade por si e pelo entorno.
E posso garantir-lhe que é possível dar-se o que não recebeu. Sim, é possível. Se você está lendo este texto, deve estar interessado em fazer sua parte, não é?
Mas, qual é a sua parte? Ou melhor, qual é a nossa parte?
Precisamos informar-nos, compartilhar e conhecer métodos e ações que já estão acontecendo e já são validados por pais, escolas e, principalmente, pelas crianças, sujeitos desta ação.
Eu posso ajudá-lo com o curso totalmente a distância, você pode escolher onde será o nosso encontro, pois será inteiramente no seu tempo e respeitando as suas condições.
Iremos trabalhar o universo infantil e a educação oferecida às crianças.
Serão cinco módulos assim organizados:
- Infância
- Características do período infantil
- A formação do futuro adulto
- O brincar no período infantil e
- Pedagogia das Essencialidades ou Educação para a autonomia.
Faremos todo esse percurso juntos, no passo a passo, no seu tempo, na sua disponibilidade, e, juntos, construiremos pontes.
Eu convido-o para refletir mais sobre as crianças que estão sob nossa responsabilidade, elas serão nossos cuidadores, pesquisadores, artistas, professores e muito mais…
O futuro de nossas crianças será o que fizermos por elas hoje.
Venha comigo e convide outras pessoas.
“Ser criança é
Ser humano
Ser essência
Ser movimento
Ser curiosa
Ser ingênua
Ser egóica
Ser imaginativa
Ser superlativa
Ser afetiva
Ser dependente
Ser e sentir a si e ao mundo”.
Daniela Gomes de Albuquerque Ferreira
Pedagoga, Mestre, Empreendedora e Educadora de Essencialidades
CONHEÇA O NOSSO CURSO: Da infância ao ser: uma educação para a autonomia
Veja mais detalhes sobre o Programa no vídeo acima.
Daniela Gomes de Albuquerque Ferreira
Pedagoga, Mestre, Empreendedora e Educadora de Essencialidades
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MÓDULO 1: Infância
O que é?
Você lembra ou recorda-se da sua infância?
De qual período? Quantos anos você tinha?
Quando falamos de infância, estamos tratando de uma fase da existência humana, fase basilar, que corresponde de 0 a 7/8 anos de idade. É um período em que a criança sente o mundo. Nesses primeiros anos de vida, cabe aos educadores:
- Estimular
- Cuidar
- Envolver e
- Brincar
Será sempre um exercício contínuo para entender-se como as crianças sentem e pensam o mundo a partir de si mesmas e de suas experiências.
E por que isso é importante? Porque é nesse momento de descobertas e conexão com os educadores que a criança vai formando sua personalidade; através dos seus sentidos, seu cérebro armazena todas as informações e referências que darão a ela a forma de agir e reagir.
MÓDULO 2: Características do período infantil
Por ser uma etapa crucial para o desenvolvimento do sujeito social, a infância precisa ser compreendida na sua mais intensa e profunda função.
Para tanto, é imprescindível que os educadores conheçam quais são as características que definem essa fase.
Vamos encontrar pelo menos 10 características:
- Dependência
- Fragilidade
- Vulnerabilidade
- Insegurança
- Coletor não seletivo
- Imitação
- Choro
- Egocentrismo
- Voluntariedade
- Mente imaginativa e
- Imaginação superlativa
Por exemplo, você já parou para saber por que uma criança imita?
Você já se pegou estressado a ponto de “surtar” com o choro de uma criança?
Pois então, nós, educadores, pais e mães, podemos oferecer uma infância mais segura, mais conectada e, portanto, mais afetiva, conforme vamos compreendendo essas características manifestas nas crianças.
Cabe a cada um de nós compreender para poder atender às reais necessidades infantis.
Vem comigo!
Posso garantir-lhe que sua relação com a criança que você foi não será mais a mesma, e, portanto, a sua relação com outras crianças também mudará para melhor.
MÓDULO 3: A formação do futuro adulto
É fato que, ao nascer um filho, nasce também um pai e uma mãe. Mas como isso acontece?
Quais são as funções primordiais de pai e mãe?
Ao nascer um filho, ele passa a ser o centro das atenções, a prioridade diária dos genitores/cuidadores.
A mãe, além de oferecer seu ventre como um universo/casa para o bebê, ao tê-lo em seus braços, oferece os cuidados – como alimentação e higiene para que ele tenha um bom desenvolvimento.
Ela carrega, abraça, amamenta, acolhe, enfim, a mãe é o primeiro vínculo que nós temos.
E o pai, hein?!
Ele chega na vida do bebê desde sempre, mas só passa a ser visto algum tempo depois. Esse pai será incumbido de mostrar ao filho que existem outras pessoas: é um mundo gigante para além do filho e da mãe.
E mais, que para viver nesse mundo é preciso saber as regras e ter limites.
Cabe aos pais o que, então?
Assegurar que esse filho sobreviva e cresça com saúde e preparado minimamente para seguir um dia seu caminho.
Pois é, esse bebê vai ficar adulto, e o que será dele? Quais fatores influenciarão na formação desse futuro adulto?
- Pais/educadores
- Genética
- Meio ambiente
Não nascemos prontos!
Vamos conhecer como é essa trajetória da infância do ser?
Aliás, você já se perguntou:
- Quais valores eu recebi de herança?
- O que é prioridade para mim?
Meu convite é para você que deseja conhecer a sua história. Quer entender de onde veio. Que estruturas o balizam.
Adquira do meu curso – totalmente a distância – e poderemos juntos trilhar um novo caminho de autoconhecimento.
MÓDULO 4: O brincar e o período infantil
Brincar é coisa séria. É, ou, não é?
Vou mostrar-lhe o “quanto” de sério há nessa atividade, no desenvolvimento da criança.
Você sabia que brincar é um direito da criança, garantido em lei? Pois é, mas será que estamos fazendo valer esse direito?
Quando uma criança brinca, ela exercita e experimenta sua liberdade, descobre seu corpo e seus limites, desenvolve a fala e aprende a conviver.
O ato de brincar produz aprendizagem, estímulo ao processo criativo, aguça a imaginação e resulta em bem-estar para o infante.
Deveríamos olhar para o ato de brincar assim como olhamos para a saúde de nossas crianças e, mais, brincar deveria ser tão natural como o ato de respirar para cada um de nós.
Enquanto a criança brinca, ela conhece e apropria-se da realidade ao seu redor; durante as brincadeiras ocorrem várias etapas de aprendizagem, mas que só conseguiremos notar se estivermos atentos, presentes, junto às crianças.
É fato, a infância (de nossas crianças) precisa do nosso olhar sensível e atento, carece de nossa parceria e disposição de corpo e alma, precisa que nossa participação em suas vidas seja ativa, afetiva e positiva.
Brincar é ou não é coisa séria?
MÓDULO 5: Pedagogia das Essencialidades.
Olá! Você, que está aí agora comigo, já ouviu falar dessa pedagogia?
- O que é?
- O que aborda?
- Quais são seus princípios e referenciais?
Eu tenho um caminho a apresentar-lhe! Caminho para onde, hein!?
Se você, assim como eu, deseja, trabalha e faz do seu dia a dia um meio de fazer a diferença na vida e no desenvolvimento de nossas crianças, então posso dizer-lhe que o caminho é para a autonomia.
É rumo à autonomia que lhe proponho iniciar com a reflexão que segue:
- Você se lembra do seu período infantil?
- De qual lugar da escola você mais gostava?
- Houve algum (a) professor (a) que “marcou” para você?
- E hoje?
- O que você pensa em relação ao futuro?
Você considera que a educação que estamos oferecendo às nossas crianças está preparando-as para lidarem com frustrações?
Quais seriam as ações necessárias para a efetivação de uma educação que forme um adulto mais autônomo, responsável e seguro do que é e do que sente?
O caminho é longo, mas, ao mesmo tempo, belo, rico em estímulos e experiências.
Quer trilhá-lo comigo?
Você é meu convidado especial.
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O certificado será emitido ao final do módulo e ficará disponível para download na plataforma digital.
Depoimentos
BENEFÍCIOS QUE OBTERÁ
ao passar pelo Programa:
- Consideração de que há vida interior e que isto influencia tudo o que ocorre interna e externamente consigo (conexões entre o interior e o exterior);
- Conhecimento do modus operandi próprio: sistema arquetípico, sentimentos, emoções, comportamentos e atitudes;
- Desenvolvimento do comportamento auto-observador;
- Possibilidade de visualização antecipada das reações-respostas até então inconscientes;
- Estabelecimento do processo de autoaceitação;
- Potencialização da capacidade profissional com vistas a um melhor desempenho entrega de resultados;
- Desenvolvimento da competência sócio emocional;
- Aprimoramento das relações interpessoais a partir do entendimento da origem dos conflitos;
- Desenvolvimento de empatia e resiliência;
- Remodelação do mindset (modelo mental);
- Empoderamento;
- Elaboração de um plano de vida sustentado por um propósito.
Facilitadores
Os Facilitadores são Educadores de Essencialidades que já passaram por todos os módulos do Programa e foram formados dentro da Instituição.
Possuem, ainda, outras formações, sejam elas acadêmicas ou técnicas, as quais auxiliam no desenvolvimento de suas competências com qualidade e excelência.
- Acesso ao ebook
- Acesso aos vídeos no EAD
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