Da infância ao ser: uma educação para a autonomia

Da Infância ao Ser – uma Educação para a Autonomia

Nos últimos tempos, temos observado um grande número de notícias sobre depressão infantil, obesidade infantil, medicação controlada sendo prescrita para crianças em plena formação, a dificuldade de se impor limites, o uso em excesso das telas e/ou jogos eletrônicos. O quadro geral não nos tem agradado e pede uma ação pontual no olho desse furacão: a criança e a educação que estamos oferecendo a ela.

Se nos preocupamos em oferecer um mundo mais gentil, menos colérico, e rico de exemplos e possibilidades saudáveis, podemos então começar de imediato a investir na primeira infância, criando estruturas fortes e flexíveis a mudanças. Mas, por onde começar?

O início é quando você (assim como eu) se incomoda com a realidade de nossas crianças e procura, então, sondar o que é possível ser feito. É fato que tudo, absolutamente tudo, começa dentro de casa.

Precisamos conhecer para valorizar, o universo infantil pode e deve ser o nosso grande investimento a curto, médio e longo prazo. Para isso, contamos com pesquisas, serviços e produtos que estão conectados com a atual demanda: criar sujeitos sociais educados por um método que gere autonomia e responsabilidade por si e pelo entorno.

E posso garantir-lhe que é possível dar-se o que não recebeu. Sim, é possível. Se você está lendo este texto, deve estar interessado em fazer sua parte, não é?

Mas, qual é a sua parte? Ou melhor, qual é a nossa parte?

Precisamos informar-nos, compartilhar e conhecer métodos e ações que já estão acontecendo e já são validados por pais, escolas e, principalmente, pelas crianças, sujeitos desta ação.

Eu posso ajudá-lo com o curso totalmente a distância, você pode escolher onde será o nosso encontro, pois será inteiramente no seu tempo e respeitando as suas condições.

Iremos trabalhar o universo infantil e a educação oferecida às crianças.

Serão cinco módulos assim organizados:

  1. Infância
  2. Características do período infantil
  3. A formação do futuro adulto
  4. O brincar no período infantil e
  5. Pedagogia das Essencialidades ou Educação para a autonomia.

Faremos todo esse percurso juntos, no passo a passo, no seu tempo, na sua disponibilidade, e, juntos, construiremos pontes.

Eu convido-o para refletir mais sobre as crianças que estão sob nossa responsabilidade, elas serão nossos cuidadores, pesquisadores, artistas, professores e muito mais…

O futuro de nossas crianças será o que fizermos por elas hoje.

Venha comigo e convide outras pessoas.

“Ser criança é
Ser humano
Ser essência
Ser movimento
Ser curiosa
Ser ingênua
Ser egóica
Ser imaginativa
Ser superlativa
Ser afetiva
Ser dependente
Ser e sentir a si e ao mundo”.

 

 

Daniela Gomes de Albuquerque Ferreira
Pedagoga, Mestre, Empreendedora e Educadora de Essencialidades

CONHEÇA O NOSSO CURSO: Da infância ao ser: uma educação para a autonomia

Veja mais detalhes sobre o Programa no vídeo acima.

Curso EAD
Da Infância ao Ser  – Uma Educação para a Autonomia

 

Daniela Gomes de Albuquerque Ferreira
Pedagoga, Mestre, Empreendedora e Educadora de Essencialidades

QUERO ME INSCREVER

MÓDULO 1: Infância

O que é?

Você lembra ou recorda-se da sua infância?

De qual período? Quantos anos você tinha?

Quando falamos de infância, estamos tratando de uma fase da existência humana, fase basilar, que corresponde de 0 a 7/8 anos de idade. É um período em que a criança sente o mundo. Nesses primeiros anos de vida, cabe aos educadores: 

  • Estimular
  • Cuidar
  • Envolver e 
  • Brincar

Será sempre um exercício contínuo para entender-se como as crianças sentem e pensam o mundo a partir de si mesmas e de suas experiências.

E por que isso é importante? Porque é nesse momento de descobertas e conexão com os educadores que a criança vai formando sua personalidade; através dos seus sentidos, seu cérebro armazena todas as informações e referências que darão a ela a forma de agir e reagir. 

MÓDULO 2: Características do período infantil

Por ser uma etapa crucial para o desenvolvimento do sujeito social, a infância precisa ser compreendida na sua mais intensa e profunda função.
Para tanto, é imprescindível que os educadores conheçam quais são as características que definem essa fase. 

Vamos encontrar pelo menos 10 características:

  • Dependência
  • Fragilidade
  • Vulnerabilidade
  • Insegurança
  • Coletor não seletivo
  • Imitação
  • Choro
  • Egocentrismo
  • Voluntariedade
  • Mente imaginativa e
  • Imaginação superlativa

Por exemplo, você já parou para saber por que uma criança imita? 
Você já se pegou estressado a ponto de “surtar” com o choro de uma criança?
Pois então, nós, educadores, pais e mães, podemos oferecer uma infância mais segura, mais conectada e, portanto, mais afetiva, conforme vamos compreendendo essas características manifestas nas crianças. 

Cabe a cada um de nós compreender para poder atender às reais necessidades infantis.

Vem comigo!

Posso garantir-lhe que sua relação com a criança que você foi não será mais a mesma, e, portanto, a sua relação com outras crianças também mudará para melhor.

MÓDULO 3: A formação do futuro adulto

É fato que, ao nascer um filho, nasce também um pai e uma mãe. Mas como isso acontece?

Quais são as funções primordiais de pai e mãe?
Ao nascer um filho, ele passa a ser o centro das atenções, a prioridade diária dos genitores/cuidadores.

A mãe, além de oferecer seu ventre como um universo/casa para o bebê, ao tê-lo em seus braços, oferece os cuidados – como alimentação e higiene para que ele tenha um bom desenvolvimento.

Ela carrega, abraça, amamenta, acolhe, enfim, a mãe é o primeiro vínculo que nós temos.

E o pai, hein?!

Ele chega na vida do bebê desde sempre, mas só passa a ser visto algum tempo depois. Esse pai será incumbido de mostrar ao filho que existem outras pessoas: é um mundo gigante para além do filho e da mãe. 

E mais, que para viver nesse mundo é preciso saber as regras e ter limites. 

Cabe aos pais o que, então?

Assegurar que esse filho sobreviva e cresça com saúde e preparado minimamente para seguir um dia seu caminho.

Pois é, esse bebê vai ficar adulto, e o que será dele? Quais fatores influenciarão na formação desse futuro adulto? 

  • Pais/educadores
  • Genética
  • Meio ambiente

Não nascemos prontos!

Vamos conhecer como é essa trajetória da infância do ser? 

Aliás, você já se perguntou: 

  • Quais valores eu recebi de herança? 
  • O que é prioridade para mim? 

Meu convite é para você que deseja conhecer a sua história. Quer entender de onde veio. Que estruturas o balizam.

Adquira do meu curso – totalmente a distância – e poderemos juntos trilhar um novo caminho de autoconhecimento.

MÓDULO 4: O brincar e o período infantil

Brincar é coisa séria. É, ou, não é?

Vou mostrar-lhe o “quanto” de sério há nessa atividade, no desenvolvimento da criança.

Você sabia que brincar é um direito da criança, garantido em lei? Pois é, mas será que estamos fazendo valer esse direito?

Quando uma criança brinca, ela exercita e experimenta sua liberdade, descobre seu corpo e seus limites, desenvolve a fala e aprende a conviver.

O ato de brincar produz aprendizagem, estímulo ao processo criativo, aguça a imaginação e resulta em bem-estar para o infante.

Deveríamos olhar para o ato de brincar assim como olhamos para a saúde de nossas crianças e, mais, brincar deveria ser tão natural como o ato de respirar para cada um de nós.

Enquanto a criança brinca, ela conhece e apropria-se da realidade ao seu redor; durante as brincadeiras ocorrem várias etapas de aprendizagem, mas que só conseguiremos notar se estivermos atentos, presentes, junto às crianças.

É fato, a infância (de nossas crianças) precisa do nosso olhar sensível e atento, carece de nossa parceria e disposição de corpo e alma, precisa que nossa participação em suas vidas seja ativa, afetiva e positiva.

Brincar é ou não é coisa séria?

MÓDULO 5: Pedagogia das Essencialidades.

Olá! Você, que está aí agora comigo, já ouviu falar dessa pedagogia?

  • O que é? 
  • O que aborda? 
  • Quais são seus princípios e referenciais?

Eu tenho um caminho a apresentar-lhe! Caminho para onde, hein!?

Se você, assim como eu, deseja, trabalha e faz do seu dia a dia um meio de fazer a diferença na vida e no desenvolvimento de nossas crianças, então posso dizer-lhe que o caminho é para a autonomia.

É rumo à autonomia que lhe proponho iniciar com a reflexão que segue:

  • Você se lembra do seu período infantil?
  • De qual lugar da escola você mais gostava?
  • Houve algum (a) professor (a) que “marcou” para você?
  • E hoje?
  • O que você pensa em relação ao futuro?

Você considera que a educação que estamos oferecendo às nossas crianças está preparando-as para lidarem com frustrações?

Quais seriam as ações necessárias para a efetivação de uma educação que forme um adulto mais autônomo, responsável e seguro do que é e do que sente?

O caminho é longo, mas, ao mesmo tempo, belo, rico em estímulos e experiências.

Quer trilhá-lo comigo?

Você é meu convidado especial.

0

apostila para ver online ou fazer download

0

Horas de vídeo-aula

0

Vídeo-aulas

QUERO ME INSCREVER

Certificado

O certificado será emitido ao final do módulo e ficará disponível para download na plataforma digital.

Depoimentos

Daqueles que já passaram pelo Programa

Gostei muito de fazer o curso, o conteúdo me agregou muito e é muito profundo. O que mais gostei, foi fazer o curso de forma que eu estava entregue a aprender sem uma interação rápida, ouvia, se ficava com duvida, voltava e escutava novamente. Foi o primeiro curso a distância que fiz, gostei muito. Assunto interessante e conteúdo que agregou muito, aprendi de forma leve. Vou indicar pra todas as pessoas que conheço.

Fernanda Sander
Autora e Professora de Educação Infantil e de pós-graduação em Musicalização e Contação de histórias!

Um curso de temas profundos, passados de forma leve e concisa, instigando a um aprofundamento aqueles que assistirem e estiverem em busca de se conhecer. Gostei muito!

Maritza Franklin
Advogada, mãe e cliente por anos dos serviços do Espaço Brincar!

Fiz o curso com o objetivo de ampliar meu olhar, primeiramente, como mãe, para me ajudar a compreender ainda mais cada fase, cada momento que cada um dos meus filhos estavam vivendo. E também como psicóloga, pois acredito na importância de renovar, repensar nosso conhecimento. O curso me proporcionou um mergulho na minha criança interior, me fazendo refletir e aprimorar tanto minha relação com meus filhos quanto meu olhar sobre a criança. Indico este curso para todas as mães, sem exceção e aos profissionais da educação infantil!

Ivanice Maia
Psicóloga, mãe e cliente do Espaço Brincar!

BENEFÍCIOS QUE OBTERÁ

ao passar pelo Programa:

  • Consideração de que há vida interior e que isto influencia tudo o que ocorre interna e externamente consigo (conexões entre o interior e o exterior);
  • Conhecimento do modus operandi próprio: sistema arquetípico, sentimentos, emoções, comportamentos e atitudes;
  • Desenvolvimento do comportamento auto-observador;
  • Possibilidade de visualização antecipada das reações-respostas até então inconscientes;
  • Estabelecimento do processo de autoaceitação;
  • Potencialização da capacidade profissional com vistas a um melhor desempenho entrega de resultados;
  • Desenvolvimento da competência sócio emocional;
  • Aprimoramento das relações interpessoais a partir do entendimento da origem dos conflitos;
  • Desenvolvimento de empatia e resiliência;
  • Remodelação do mindset (modelo mental);
  • Empoderamento;
  • Elaboração de um plano de vida sustentado por um propósito.

Facilitadores

Os Facilitadores são Educadores de Essencialidades que já passaram por todos os módulos do Programa e foram formados dentro da Instituição.

Possuem, ainda, outras formações, sejam elas acadêmicas ou técnicas, as quais auxiliam no desenvolvimento de suas competências com qualidade e excelência.

Valor do InvestimentoPromoção Exclusiva
  • Acesso ao ebook
  • Acesso aos vídeos no EAD

R$ 297,00

no cartão de crédito

Local e DATA DOS

Encontros Presenciais

Bauru

Birigui

  • Av. João Galo, 1391 – Vila Guarujá
  • (18) 9 9764-4377
  • birigui.comunicacao@tempodeser.org.br

Londrina

  • Rua Maranhão, 157, Sala 02 – Centro
  • (43) 9 9994-8212
  • londrina.comunicacao@tempodeser.org.br

Presidente Prudente

  • Rua Joaquim Nabuco, 764 – Sala 22 – Centro
  • (18) 9 9739-1064
  • presidenteprudente.comunicacao @tempodeser.org.br

São José dos Campos

  • Rua Justino Cobra, 291 – Vila Ema
  • (12) 9 9668-1558
  • saojosedoscampos.comunicacao @tempodeser.org.br

São Paulo

Maringá

  • Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 355 – Zona 02
  • (44) 9 8436-9419
  • maringa.comunicacao@tempodeser.org.br

Ainda RESTOU alguma dúvida Sobre o curso EAD

Da Infância ao Ser  – Uma Educação para a Autonomia

Entre em contato com a gente por algum dos nossos canais de comunicação

Rolar para cima