Primeiro final de semana de cada mês!
Como aves migratórias, vão chegando,
Vindas de inúmeros e distintos destinos,
Povoando nossas residências e hospedarias.
Quem são eles e o que anseiam nesta busca?
São os Educadores de Essencialidades
Do Sistema Tempo de Ser, que chegam,
Trazendo na bagagem alegrias e muitas expectativas,
Para mais uma Jornada de Autoaprendizagem.
Convergem no suprimento de necessidades comuns e,
Após peculiar movimentação rumo aos estímulos do anseio,
Debandam, saciadas, para as respectivas realidades.
É como se fosse uma brisa de novas possibilidades,
Que a todos envolve e contagia,
Revelando a certeza de que outros horizontes
Já se descortinam no interior de cada um.
E este grupo fantástico de amigos queridos,
Mesmo que ainda inconscientes de muitas facetas de si,
Migram, todo mês, para juntos, aproximarem, cada vez mais,
De Si Mesmos!
É uma imensa honra integrar este grupo que hoje denominamos
Comunidade Tempo de Ser!
Rumo a Si Mesmo
“No processo de busca da autoaprendizagem, como método para tocar a si mesmo, estimulado pelo Sistema Tempo de Ser (STS), busquei desenvolver estratégias para o ensaio da auto-observação. E uma delas parte da premissa de que, para organizar um fluxo pensante contínuo, mas desordenado, a palavra escrita consiste em grande recurso ou oportunidade para se ver e ouvir.
Então, sendo assim, já há algum tempo venho, cotidianamente, geralmente ao acordar, pela manhã, vertendo na forma escrita, sem nenhuma preocupação (a priori) quanto à forma, os pensamentos recorrentes que povoam meu cérebro.
Desta forma, na manhã do último dia 7 de março, uma segunda-feira, ao acordar por volta das seis horas da manhã, me peguei a relembrar das imagens captadas cerebralmente, da Segunda Jornada Tempo de Ser, ocorrida no final de semana antecedente, aqui na cidade de Bauru.
Foi muito interessante, educativo e prazeroso poder reunir mentalmente e na forma da sequência alcançada em mim mesmo, as imagens de inúmeros momentos do evento, como por exemplo, a chegada do ônibus e a forma rápida de desembarque no hotel, dos integrantes do Núcleo de Aprendizagem de São José dos Campos, do micro-ônibus com os amigos de Presidente Prudente-SP, bem como dos demais veículos provenientes de inúmeros outros lugares, a hospedagem, a movimentação na rede social, o Colégio Dinâmico durante a Jornada, e minha casa.
Enfim, ao relembrar das imagens captadas do evento, desde sua preparação até sua finalização, correlacionando-as ao objetivo comum que move e impulsiona esse grupo – a autoaprendizagem -, senti-me muito honrado e mais estimulado na continuidade… Aí, envolvido por imenso sentimento de gratidão, sobretudo a estes amigos queridos, bem como a todos os gestores e ao Sistema Tempo de Ser, escrevi: Brisas de Sabedoria. “
Benedito Antonio de Oliveira (Benê)
Educador de Essencialidades do Núcleo de Aprendizagem de Bauru (NA-BRU) e
Coordenador da Equipe de Comunicação do STS