'Um jantar brasileiro'. Gravura de Jean-Baptiste Debret, 1827 (Google)

Somos todos racistas

Por: Márcia Pessoa – Educadora de Essencialidades
Tivemos 300 anos de um regime escravocrata, sendo o Brasil o último país das Américas a abolir formalmente a escravidão das pessoas negras, fato que ocorreu em 1888. Escravizar significa reduzir gente preta à condição de animal irracional ou coisa, ou seja, é entender que gente preta não é sujeito de direitos e de experiências, isto é, não é um ser capaz de experimentar aquilo que lhe acontece. O nome disto é desumanização.

Outro olhar

O novo normal ou um outro olhar?

Por: Fabiano Fidelis
O contexto atual é de incertezas, pelo menos para a maioria. A ordem conhecida abre espaço para um certo sentimento de caos, de certa desordem, em comparação com os referenciais de vida que tínhamos pouco tempo atrás.

Reflexoes sobre o distanciamento social, afetivo e emocional

Reflexões sobre o distanciamento social, afetivo e emocional

Por: Ana Lúcia Lourenço Rodrigues Introdução Estamos vivendo tempos difíceis com a Covid-19. A humanidade sempre se lembrará do ano 2020, seja pela crise mundial de saúde, pelas incontáveis mortes, pelos esforços heroicos dos profissionais, quando notícias para o bem comum se tornam o epicentro no mundo. Neste momento de pandemia, as pessoas foram acometidas, …

Reflexões sobre o distanciamento social, afetivo e emocional Leia mais »

Que Mudanças a Vida Está me Pedindo Hoje?

Por: Fabiane Simões e Renato Otto Neste artigo, vamos discorrer sobre as mudanças que a vida está nos pedindo hoje. Para isto, devemos explicar o que queremos afirmar quando citamos o hoje, as mudanças e a vida. “Vida”, “mudanças” e “hoje” são conceitos relativos, que dependem de momento, cultura, ponto de vista, processo educacional, entre …

Que Mudanças a Vida Está me Pedindo Hoje? Leia mais »

Coronavírus e o medo humano

O que a pandemia que atinge a humanidade atualmente pode ensinar-nos sobre nossa existência. Uma celebridade não desejada Sim, ele chegou até nós! A última celebridade mundial, que tem movimentado as multidões, preenchido as telas e bagunçado a economia, não é um roqueiro maluco, um desportista tatuado ou alguma cantora cosmética: é um vírus. Mas …

Coronavírus e o medo humano Leia mais »

Por que o autoconhecimento é o maior investimento

Um investimento é, de modo geral, uma ação em que aplicamos recursos a fim de obter algo. Investir é uma ação que realizamos de vários modos, de acordo com nossos recursos. Por exemplo, quando passamos um tempo dedicando-nos a uma atividade ou a servir a uma pessoa, estamos investindo recursos, como: tempo, atenção, inteligência, conhecimento, …

Por que o autoconhecimento é o maior investimento Leia mais »

Conviver é necessário.

E a convivência, como vai? Vamos refletir um pouco sobre algo que dificulta e facilita tanto a nossa vida: a convivência. Na definição do dicionário Priberam da Língua Portuguesa, convivência significa 1. Ato ou efeito de conviver. 2. Frequência de trato íntimo e mútuo. Chama a atenção o segundo significado, frequência de trato íntimo e …

Conviver é necessário. Leia mais »

Liberdade é trafegar em si mesmo, com conhecimento de causa

O que é ser livre, pra você? Fazer o que você desejar, quando e como desejar? Não sofrer qualquer constrangimento quanto ao que você deseja fazer? Estar fora de prisões ou regras que determinem como comportar-se ou pensar? Não se prender a relacionamentos? Estar livre dos sistemas econômicos ou políticos? Caso tenha encontrado afinidade em …

Liberdade é trafegar em si mesmo, com conhecimento de causa Leia mais »

Rolar para cima