Porque o autoconhecimento se tornou uma condição necessária para a humanidade

Reflita comigo por alguns minutos, porém recomendo que permaneça um tempo nesse primeiro parágrafo antes de prosseguir nos próximos. Como você acordou se sentindo? Como se sente neste exato momento? Quais os sentimentos e emoções predominam e norteiam sua relação consigo mesmo e com o outro? Qual poder tem sobre eles? Quais os pensamentos que …

Porque o autoconhecimento se tornou uma condição necessária para a humanidade Leia mais »

De professora à Educadora!

Por Analete Regina Schelbauer. Ah tenho orgulho de ser professora sim! De ter escolhido essa profissão na juventude e, mesmo diante da inconsciência da escolha, reconhecer que havia uma aspiração: fazer a diferença na vida das pessoas por meio da educação! Da aspiração da juventude, marcada por encantos e desencantos, frustrações e aprendizagens; formei-me e, …

De professora à Educadora! Leia mais »

Quando a consciência é uma grande doença no ser humano

“Juro-vos, senhores, que uma consciência muito perspicaz é uma doença, uma doença autêntica, completa” (Dostoievski). [1] Tudo estaria certo se vocês não fossem seres pensantes – eis um verdadeiro mantra incômodo de um amigo que insiste em repetir com um sentido único em cada pronúncia. Único porque a direção da provocação tem um destino assertivo: O eu …

Quando a consciência é uma grande doença no ser humano Leia mais »

O que justifica a busca por autoconhecimento?

Eis uma pergunta difícil de ser respondida, pois existe uma resposta diferente para cada pessoa. Mas se a procura existe é porque existe um anseio comum. Vamos ver o significado da palavra “autoconhecimento”: AUTO – Exprime a noção de próprio, ou de por si próprio, ou referente à própria pessoa. (www.dicionarioinformal.com.br) CONHECIMENTO: Ato ou efeito …

O que justifica a busca por autoconhecimento? Leia mais »

Como lidar com o aumento da violência nos dias atuais?

No Dicionário Priberam da Língua Portuguesa o significado de violência é: (Substantivo feminino) 1. Estado daquilo que é violento, 2. Ato violento, 3. Ato de violentar, 4. Veemência, 5. Irascibilidade, 6. Abuso da força, 7. Tirania, 8. Opressão. 8. [Jurídico, Jurisprudência] Constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer um ato qualquer; coação. Vamos …

Como lidar com o aumento da violência nos dias atuais? Leia mais »

O medo do homem é o homem do medo

Tente lembrar-se, com cuidado, do seu instante mais aterrador. Faça uma varredura em suas memórias factuais e afetivas e identifique os seus maiores temores. Minha sugestão é que investigue períodos da infância, da puberdade ou da adolescência. Se você identificar um sentimento ou consciência de algum perigo então responda a si mesmo se há alguma …

O medo do homem é o homem do medo Leia mais »

Rolar para cima