Aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro de 2017, na cidade de Bauru-SP, o 5º Congresso Educação de Essencialidades. Com o tema “DA AÇÃO À DEFINIÇÃO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS”, o evento reuniu educadores de essencialidades das cidades de Birigui-SP; Londrina-PR, Maringá-PR, Presidente Prudente-SP, São José dos Campos-SP, São Paulo-SP e Bauru-SP.
Nos dois dias voltados ao estudo do autoconhecimento, os participantes tiveram contato com a reflexão sobre a nossa incapacidade de lidar com nossa própria infância, adolescência e velhice. Também tiveram a atenção e o raciocínio voltados para a importância de a Educação de Essencialidades ser encarada como um espaço de troca de experiências durante o ano, através de várias atividades e formatos. Tudo isso gerou, no final, uma reflexão crítica sobre nossas práticas pedagógicas, sua importância e alcance em cada um.
Na apresentação do Centro de Pesquisa do Sistema Tempo de Ser, o Educador de Essencialidades, Daniel Bernabé, do Ciclo Avançado, do Núcleo de Birigui-SP, falou da análise da influência do método Educação de Essencialidades sobre os conceitos e crenças de uma população. Já com Paula K. Jorge, Educadora de Essencialidades do Ciclo 3, do Núcleo de Bauru-SP, foi exposta a apresentação: “Thanatus – filosofando sobre a morte”, e, com ela, a dificuldade de a pessoa humana falar, aceitar e entender a morte. Com a Atividade Conclusiva do 3º Ciclo – Núcleo de Birigui-SP, Aline S. Takamia, Daniene T. C. Ribeiro, Gabrielle D. Duarte, Maurício R. R. Jesus, Priscila Cavalari, Wilson R. Poi, Educadores de Essencialidades do Ciclo 3, do Núcleo de Birigui-SP, de forma muito sensível, trouxeram um olhar direto para suas infâncias, seus traumas e o reflexo na vida adulta. O momento foi de muita emoção com a apresentação de “Monólogos sobre a Ausência”. As atividades continuaram com a apresentação de “Histórias em Retalho”, com Carolina S. Lopes e Juliane I. Campos, Educadoras de Essencialidades do Ciclo 3, do Núcleo de Presidente Prudente-SP. Ainda no dia 25 tivemos a apresentação: “Caminhos para a definição do eixo temático”, do Grupo de Maringá, com a Expositora Analete R. Schelbauer falando do seu Programa Empreender, do Ciclo Avançado, do Núcleo de Londrina-PR. Ainda houve uma apresentação poética e musical. Para fechar o primeiro dia de muito estudo e compartilhamento de experiências, aconteceu também o lançamento do Livro Educação de Essencialidades, de Marlete W. Moreira e Lucas S. Costa, do Ciclo Avançado, do Núcleo de Presidente Prudente-SP.
No segundo dia do Congresso, a Educadora de Essencialidades Daniela G. A. Ferreira, do Núcleo de São José dos Campos-SP, apresentou o “Espaço Brincar: uma experiência de (auto) gestão”. A atividade exposta, fez parte do Programa Empreender do Ciclo Avançado do Núcleo de São José dos Campos-SP, em que Daniela disse haver experimentado cair e levantar e enfatizou que os projetos, que desenvolve no Espaço Brincar, são seus “filhos”, que merecem cuidados, dedicação, inteligência e criatividade. O público também acompanhou o resultado da Integração entre os Núcleos de Bauru-SP e Birigui-SP, com Ana L. Rodrigues e Edna M. Bertholdo, Educadoras de Essencialidades do Núcleo de Bauru-SP; Daniene T. Cassavara e Jane A. S. Lopes, Educadoras de Essencialidades do Núcleo de Birigui-SP. Elas levantaram o questionamento sobre o quanto desconhecemos o Plano Político Pedagógico (PPP). Com uma pesquisa, que prendeu a atenção do público, mostraram os vários motivos apresentados por Educadores para não entrarem em contato real com a base metodológica do Sistema Tempo de Ser. O que nos impede de fluir pelo STS? Essa foi a pergunta feita por Fernando C. Ferreira, Educador de Essencialidades do Núcleo de Londrina-PR e Lourdes F. Costa, Educadora de Essencialidades do Núcleo de Presidente Prudente-SP. Eles apresentaram a atividade, “Desconhecimento de si – PPI: sem integração, não tem você para você mesmo. A caminho da autonomia”. No processo de aprendizagem, tivemos ainda a apresentação: “Sociedade do Saber”, com Marlete W. Moreira e Lucas C. Silva, Educadores de Essencialidades do Núcleo de Presidente Prudente-SP. A pergunta lançada foi: Vamos constituir uma Sociedade do Saber? Uma sociedade que se fundamente no autoconhecimento? “Podemos ir além de existir, de sobreviver. Nós podemos saber. Sociedade do Saber: é nisso que vamos mirar. Aguente firme, porque é possível aguentar. Aguente firme, porque você vai saber as causas e vai saber lidar com a sua dor. Aguente firme e esteja disposto”. No encerramento do evento, houve a apresentação da Diretoria STS para o biênio 2018/2019, que passa a ser composta por:
Diretor Geral: Edenilson Felício Passelli (Birigui);
Diretor Pedagógico: Márcia Pessoa (Londrina);
Diretor Executivo: Paulo de Tarso Barbosa (Birigui);
Diretor de Comunicação: Luiz Eduardo Pinto de Carvalho (Bauru);
Diretor de Marketing: Ricardo Fonseca (Londrina);
Diretor de TI: Sérgio Motta (Bauru).
EDUCADORA LILIAN FLORES
NÚCLEO DE BIRIGUI-SP