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1º Congresso de Educação de Essencialidades (CEE)

CEE-72
Visão geral do 1º Congresso de Educação de Essencialidades

Conforme noticiado pelo Núcleo de Aprendizagem de Bauru, ocorreu, no início de julho último, na cidade de Bauru-SP, o 1º Congresso de Educação de Essencialidades (CEE) do Sistema Tempo de Ser (STS). Foi momento marcante e inédito na expansão do Sistema Tempo de Ser, com grande presença de sua Comunidade. O evento trouxe programação que demonstrava a consolidação das realizações experimentadas, vividas, observadas e descritas até o final do primeiro semestre deste ano, bem como as diretrizes para sua continuidade.

A temática central do evento era “A importância do que eu estou vivendo no Sistema Tempo de Ser”, com vários subtemas. No primeiro dia, após a abertura oficial do evento, os representantes do Conselho Deliberativo do STS, Lucas da Costa e Marlete Wildemberg, fizeram abordagem contextualizada sobre a temática central.

Na sequência, ainda no primeiro dia (04-07), em momento inovador e inédito, as duplas, responsáveis pelo desenvolvimento do eixo temático da atividade de área existente em cada Núcleo de Aprendizagem constituído, trouxeram e apresentaram conteúdo significativo, embasado em texto prévio que acompanhou a referida programação.

Camila Coimbra e Paulo de Tarso Alves Barbosa, a dupla do Núcleo de Aprendizagem de Birigui, discorrendo sobre a Necessidade e Funcionalidade da Reencarnação, falaram da reencarnação e do aprimoramento da pessoa humana, como plataforma de manifestação psíquica, além de subtemas como: introdução; visão geral da reencarnação; plataforma de manifestação da psique: do mineral ao hominal; o aprimoramento da pessoa humana através das reencarnações; a reencarnação e a pessoa humana viabilizam o autoconhecimento; considerações finais e referências bibliográficas.

 José Lídio Alves dos Santos e Roberta Nascimento, a dupla do Núcleo de Aprendizagem de Bauru-SP, no eixo temático Conviver, Sobreviver e Sentir (CSS), trouxeram abordagem sobre o CSS à luz d’A Rota da Seda, valendo-se da obra de Lewis Carrol, Alice no País das Maravilhas, para ilustrar o desenvolvimento do conteúdo apresentado.

Sobre O Inconsciente e a Autoconsciência, a dupla Márcia Pessoa e Paulo Eduardo Miranda Costa, do Núcleo de Aprendizagem de Londrina-Pr, falando de experiências próprias, no percurso já desenvolvido no STS, abordou sobre a Atribuição: um novo ensaio sobre a cegueira.

O Núcleo de Aprendizagem de Presidente Prudente-SP, através da dupla de educadoras Silvia Marcela Bossoni Souza e Juliane Isper Campos, na atividade de área denominada Psiquê – O Autoconhecimento como Necessidade Evolutivo-Progressiva, falou sobre a espécie humana (questionando: Que sou?) e o seu desenvolvimento, para desaguar no STS como uma organização social.

E, por fim, apresentou-se a dupla Marisa Pisani Perez e Daniela Gomes de Albuquerque Ferreira, do Núcleo de Aprendizagem de São José dos Campos-SP, na atividade de área Mediunidade, Vida e Sensibilidade, abordando A Vida, a sexualidade e suas manifestações.

O final do primeiro dia foi marcado com a Mesa de Discussões, composta por todas as duplas acima citadas, além de Lucas da Costa e Marlete Wildemberg, integrantes do Conselho Deliberativo, e do Coordenador Geral do STS, Edenilson Felício Passelli, ocasião em que puderam responder a algumas das inúmeras questões formuladas pelos presentes, referentes às temáticas desenvolvidas, respectivamente. Foi um momento enriquecedor no processo de autoconhecimento. Não foi possível exaurir a discussão de todas as questões feitas no tempo destinado a essa atividade, mas as questões não discutidas serão posteriormente encaminhadas pelos fluxos respectivos.

No dia seguinte, (05-07), iniciou-se com a temática A Metodologia da Prática de Inteligência Mediúnica (PIM), tratada por Lucas da Costa e Marlete Wildemberg, e, na sequência, as educadoras de PIM institucional, Cláudia Carvalho (NA-BRU) e Cláudia Zacarias (NA-SJC), trouxeram abordagem da visão geral sobre como a PIM contribui para o autoconhecimento, finalizando com o desenvolvimento de estudo de caso, comprovando, com a prática, o exposto teoricamente.

Já caminhando para o encerramento de mais essa jornada da comunidade Tempo de Ser, foi desenvolvida a temática alusiva à Atividade Institucional “As Fases Existenciais e o Educador de Essencialidades (FEEE) por Lucas da Costa, com a participação da Equipe de Amor à Luz (EAL). Antecipou-se ao leitor que, posteriormente, todos os textos mencionados acima serão aqui disponibilizados para consulta por quem interessar.

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Organizado pela Equipe de Comunicação do Sistema Tempo de Ser

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