Palestras "Tempo de Ser"

Discussões sobre processo de autoaprendizagem do Sistema Tempo de Ser - Educação de Essencialidades

O processo de autoaprendizagem suscita diversos assuntos, que são abordados nos ambientes do Sistema Tempo de Ser. Com esta sequência de 9 palestras, pretendemos fundamentar e sistematizar estes assuntos, favorecendo uma ampliação dos conhecimentos dos educadores do Sistema Tempo de Ser e, por consequência, um melhor aproveitamento dos ambientes e do processo de autoaprendizagem.

Para mais informações sobre os ambientes e processo de autoaprendizagem, consulte o Plano Político Pedagógico (PPP)

As palestras são ministradas pelos Educadores de Essencialidades da Comissão Gestora do Sistema Tempo de Ser, Lucas da Costa e Marlete Wildemberg, e disponibilizadas nesta página, conforme o cronograma abaixo.

Conteúdo Programático

As palestras “Tempo de Ser” são um conjunto de nove temas distribuídos ao longo do ano de 2017. Cada palestra aborda um assunto específico, sendo encerrado na mesma ocasião. Em cada mês serão divulgados os respectivos materiais abordados, tais como textos, slides, vídeos e etc, bem como as referências utilizadas.

Fevereiro/2017: Autoconhecimento e sua Utilidade Prática

Presente em diversos discursos, das mais variadas linhas de pensamento, o termo autoconhecimento é o tema do momento. O Sistema Tempo de Ser muito além de discursar sobre o assunto, propõe métodos efetivos para isso. Mas por que fazer o autoconhecimento? É a esta questão mais fundamental que pretendemos responder neste tópico.

Palestra disponível a partir do dia 05/02/2017

(Clique na imagem acima para acessar o conteúdo da palestra)

Março/2017: O que é Autoconsciência Psíquica?

Consciente, consciência, consciente e etc. Quais termos definem a experiência de saber que se sabe? Por que e como eu sei que sei? Neste tópico nos aprofundaremos naquilo que chamamos de “eu”, com todo interesse em desvendar os limites entre saber e ignorar, ou a clássica luta entre luz e trevas.

Palestra disponível a partir de 05/03/2017

(Clique na imagem acima para acessar o conteúdo da palestra)

Abril/2017: Inconsciente e Inconsciência no Processo de Autoconhecimento

Diariamente os indivíduos se veem submetidos a variados anseios, impulsos, pensamentos e sentimentos. Sendo que alguns criam muitos problemas. Quais são os conteúdos que formam nossos desejos, desde os banais aos mais obscuros? Talvez você se surpreenda ao saber que estão mais próximos do que se imagina: dentro de si.

Palestra disponível a partir de 02/04/2017

(Clique na imagem acima para acessar o conteúdo da palestra)

Maio/2017: Sistema de Autoimagem e a formação da pessoa humana

Você já se perguntou alguma vez na vida: por que sou do jeito que sou? Nos reconhecemos como seres humanos, mas no íntimo de cada um, uma estrutura virtual formata a maneira que cada um tem de ser. Venha conosco conhecer o “Sistema de Autoimagem”.

Palestra disponível a partir de 07/05/2017

(Clique na imagem acima para acessar o conteúdo da palestra)

Julho/2017: Arquétipos e Zonas do Inconsciente

A geração humana atual herda todo um patrimônio cultural, desenvolvido ao longo do tempo, presente nos hábitos, tecnologias e recursos. Mas você sabia que também é herdeiro de padrões de comportamento, que determinam inclusive suas atitudes? Neste tópico iremos até as raízes das flores e espinhos dos atos humanos.

Palestra disponível a partir de 02/07/2017

Agosto/2017: A Sensibilidade Psíquica

Você já se alegrou com uma música? Sentiu medo de lugares escuros? O ser humano possui estados de sentir muito complexos, que vão além das necessidades básicas de sobrevivência. Amizade, vingança, ética, amor e rancor são alguns exemplos. Neste item, iremos nos aprofundar num grande potencial humano: a capacidade de sentir.

Palestra disponível a partir de 06/08/2017

Setembro/2017: Dimensões da Sensibilidade Psíquica: sexualidade

Dando sequência ao nosso estudo da Sensibilidade Psíquica, nos aprofundaremos naquilo que move o ser humano: a sobrevivência. Sendo impulsionado pelo desejo de nutrir e reproduzir, que também podemos chamar de sexualidade.

Palestra disponível a partir de 03/09/2017

Outubro/2017: Dimensões da Sensibilidade Psíquica: mediunidade

A busca por espiritualidade é tão antiga quanto o próprio ser humano. Existe um mundo espiritual? Podemos contatá-lo? Médiuns dizem a verdade sobre o que veem e ouvem? Se surpreenda com a visão que temos, no “Tempo de Ser”, sobre mediunidade e o quanto ela está presente em nossas vidas, sem nenhuma das alegorias que as tradições espiritualistas impuseram-na até hoje.

Palestra disponível a partir de 01/10/2017

Dezembro/2017: Inteligência Mediúnica e Autonomia

Gerir suas escolhas e, consequentemente, seu futuro. Desfrutar da capacidade de arbitrar sobre si mesmo e ter a resiliência necessária para conviver em uma sociedade cada vez mais heterogênea. Estes são anseios de todo indivíduo que reflete sobre sua própria existência. Anseios tão distantes que permanecem no campo do imaginário. Pois saiba que isto é possível. Como? É o que responderemos neste tópico.

Palestra disponível a partir de 03/12/2017